Pelo bem estar e saúde dos animais de estimação
Sabe como cuidar dos dentes do seu cão ou gato?

Sabe como cuidar dos dentes do seu cão ou gato?

Escrito em 27 de nov. de 2023

Sabia que a higiene oral é essencial para o bem-estar dos cães e dos gatos?

Uma boca limpa, com dentes e gengivas saudáveis, sem placa bacteriana e tártaro contribui para o bem-estar dos pets. Por um lado, mastigam corretamente os alimentos, não recusam alimentos ou comem menos que a quantidade devida, algo que por vezes ocorre quando há dor ou incómodo ao nível dos dentes e da boca. Por outro, não se desenvolvem bactérias que possam afectar não só a saúde oral, mas também de outros orgãos do animal.

Eis os principais cuidados a ter com a higiene oral dos pautados lá de casa:

Escovar os dentes

Sim, eles também precisam lavar os dentes. Este é o passo mais eficaz para evitar o aparecimento de tártaro, mas também é o mais difícil de executar porque nos peta nem sempre são receptivos à escovagem. Além disso se este cuidado não for diário e se não utilizar uma pasta própria para a espécie não irá apresentar grandes resultados. Atenção que é preciso escolher um dentrífico adequado, especialmente formulada para animais. Não utilize a pasta de dentes lá de casa no seu cão ou gato, pois é provável que contenha flúor o qual e extremamente venenoso para eles.

Alimentação adequada

Optar por uma ração seca ajuda na prevenção da formação da placa bacteriana e do aparecimento do tártaro. A textura e o composição dos croquetes faz com que não se agarrem tantos aos dentes e produz um efeito de escovagem.

Alimentos complementares de cuidado dentário
Hoje em dia existem alguns alimentos complementares que podem ser incorporados na alimentação ou oferecidos como um snack ou treat, que possuem propriedades que promovem a higiene oral. É o caso dos produtos da gama ProDen PlaqueOff, disponíveis em , granulado (Dental Croq) e barras para mastigar (Dental Bones), que incorporam na sua composição a alga marinha "ascophylum nodosum" cujas propriedades contribuem para assegurar uma correta higine oral no cão e no gato.

Destartarziação

Quando os métodos anteriores não funcionam e já existe muito tártaro na dentição, a destartarização é a melhor solução. Trata-se de um procedimento médico em que os dentes são destartarizados e polidos individualmente.

 

Não se esqueça de vigiar a saúde oral do seu cão ou gato regularmente. Tenha o cuidado semanal de ver se está tudo bem com a boca e os dentes do seu pet. Se notar mau hálito, mudança de hábitos alimentares, dificuldade em mastigar, excesso de baba, dentes desalinhados ou partidos, descoloração, saliências dentro da boca ou outra anomalia fale com o seu médico veterinário.