Pelo bem estar e saúde dos animais de estimação

Cuidados de Inverno: 5 dicas para cães e gatos

Escrito em 01 de mar. de 2018

Quando o mau tempo bate à porta devemos ter alguns cuidados especiais com os nossos amigos de quatro patas. Apesar de eles terem o corpo coberto de pêlo, não são imunes ao frio, por isso, aqui ficam algumas dicas:

1. Dormir
Prepare um local abrigado do frio e da chuva para o seu cão ou gato descansar. Coloque uma cama/tapete próprio e mantas à disposição. Se o local de dormir habitual for uma casota na rua tenha especial cuidado, porque a casota protege da chuva e do vento, mas no que toca ao frio normalmente é menos eficaz.

2. Pêlo e Pele
- Penteie o pêlo do seu cão ou gato regularmente, para que este consiga cumprir eficazmente a sua função protectora.
- Evite tosquias, especialmente as à máquina que deixam o pêlo muito curto. Quando o pêlo é comprido poderá ser necessário, até porque o pêlo comprido têm maior tendência para andar molhado ou húmido.
- Mantenha o pêlo e pele secos. Depois de uma chuvada ou de um banho enxugue bem o seu cão/gato.

3. Higiene
Evite os banhos com o tempo muito frio, a menos que o cão ou gato esteja muito sujo. Em vez disso opte por um champô seco, pó de talco e/ou toalhitas higiénicas.

4. Roupa
Para algumas pessoas vestir os seus cães ou gatos pode ser algo ridículo, mas neste caso estamos a falar de protecção. Uma capa para a chuva ou um casaco para o frio podem ser uma boa opção nesta altura. Em caso de neve ou gelo, considere proteger as patas com umas botas próprias.

5. Fale com o seu médico veterinário
Consulte o seu médico veterinário sobre cuidados adicionais, nomeadamente se o seu cão ou gato sofrer de problemas de saúde (ex.: artrite), se tiver poucos meses ou uma idade mais avançada.